Header Ads

Como facilitar a tomada de decisões

Como facilitar a tomada de decisões

Veja como tomar decisões mais acertadas

Você costuma ficar andando de um lado para o outro quando está preocupado com alguma decisão que precisa tomar? Eu às vezes ficava assim. Tem gente que não anda mas fica rabiscando papel, outros mudam de uma tarefa para outra, pegam o celular, largam o celular, abrem o e-mail, levantam e sentam de novo e por aí vai, de uma atividade para outra sem nunca chegar a uma decisão. É vão passando de uma atividade para outra ou de um pensamento para outro sem nunca chegar a uma decisão final. Vão por assim dizer procrastinando a tomada de decisão. É quase como aquele dito popular: 'o cachorro correndo atrás do próprio rabo'. E por aí vão perdendo tempo, justamente o tempo que é um recurso tão escasso e valioso.

Será que existe um jeito de facilitar a tomada de decisões? Sim, existe, mas este jeito não possui uma fórmula que sirva para todos os problemas. Na verdade para agilizar o processo de tomada de decisão você talvez vai precisar de várias formulas ou ferramentas, como queira chamar, para lidar com cada tipo específico de problema.

Eu demorei bastante tempo para descobrir isso, fiquei batendo minha cabeça por muito tempo até ir aprendendo por tentativa e erro. Se houvesse apenas uma fórmula tudo seria mais fácil, mas infelizmente não existe. O problema de querer usar uma única fórmula para resolver todos seus problemas é parecido com a situação de quem só tem um martelo na sua caixa de ferramentas. O martelo é bom para algumas coisas, pregar um prego, por exemplo. Mas o martelo não serve para serrar uma tábua, por exemplo. Quanto mais ferramentas você tiver em sua caixa mais coisas terá condições de criar ou consertar. E assim é também com os outros problemas da vida, às vezes precisamos de ferramentas diferentes que possam nos ajudar a tomar decisões de forma mais rápida. Quanto menos tempo você gastar tomando uma decisão mais tempo terá para trabalhar ou fazer outras coisas que sejam mais produtivas.

O mercado nos disponibiliza hoje em dia uma infinidade de ferramentas que podem nos auxiliar na tomada de decisões. Muitas inclusive são gratuitas. Só para citar alguns exemplos de ferramentas que podem servir de ajuda na tomada de decisões temos: planilhas financeiras, softwares de gestão de risco, softwares de roteirização, gráfico de Gantt , agendas eletrônicas, softwares de análise de investimentos, etc

Minha sugestão é que você conheça as ferramentas disponíveis no mercado e fique sintonizado com as novidades. E também que você desenvolva suas próprias ferramentas para tomada de decisão. É verdade que muitas dessas ferramentas envolvem o uso de fórmulas matemáticas então se matemática não for o seu forte não desanime. Há muitas pessoas que dominam bem essa área e que poderão te ajudar, aliás, dependendo do problema muito farão isso de bom grado durante um almoço contigo ou irão te cobrar apenas o valor justo.

O importante é que você se acostume a usar modelos de tomada de decisão. Esses modelos existem para facilitar nossa vida, para nos ajudar a otimizar o nosso tempo e tomarmos decisões mais acertadas. Sempre publicarei neste site algumas dicas sobre excelentes modelos ou programas disponíveis no mercado, então, visite-se sempre para se manter atualizado.

Nenhum comentário